sábado, 26 de fevereiro de 2011
(todo dia é dia de tentar mudar a vida, maria)
É difícil, angustiante, estressante e, nem sempre, bem recompensado e valorizado.
Assim é o trabalho com educação no Brasil.
Assim é o trabalho que eu ESCOLHI pra mim.
Lidar com o outro, com sentimentos desconhecidos, com dificuldades sociais e comportamentais confusas, duras.... T O D O S O S D I A S . . .
Assisti a esse vídeo "Vida de Maria" pela primeira vez em abril do ano passado, em um evento da prefeitura que reunia os professores aprovados no último concurso. Nunca mais esqueci, e me emociono toda vez que assisto.
Um vídeo lindo, sensível, e muito, muuuuuito REAL. É um curta de animação muito diferente daqueles da Pixar e Disney, um filme que bate na nossa cara, chama pra luta, mostra, de uma forma quase poética, a dura REALIDADE da falta total de incentivo que nossas "marias" recebem pra irem em frente com seus estudos, com seus planos.
Como se não bastasse a falta de estrutura das escolas públicas, dentro de casa o ciclo vicioso é imperador e ultrapassa qualquer luz e vontade de mudança de rumo que possa surgir nos sonhos de nossos alunos.
Assistam. Mesmo não sendo da área educacional, devemos refletir todos.
Já que o Brasil se diz o "país de todos", os nossos problemas e as nossas fragilidades também são responsabilidade de TODOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário